Morbi vitae purus dictum, ultrices tellus in, gravida lectus.

Quem não adora comer bem? Aliás, um dos pontos fortes da verdadeira culinária mineira é justamente este, pratos saborosos repletos de alimentos simples mais cheios de aroma e tradição.

Mas a verdade, é que toda essa simplicidade e diversidade dos pratos é que faz com que a comida mineira seja assim tão especial. Neste artigo, vamos falar sobre alguns dos pratos mais apreciados da culinária mineira e porque eles se destacam.

Simplicidade e sabor características da culinária mineira

O sabor caseiro e a simplicidade dos pratos sãos algumas das principais características da culinária mineira, que tem como base diferentes tipos de ingredientes simples como a mandioca e seus derivados, o milho, as verduras, o leite. Bem e as carnes de porco e de frango, que estão presentes nas principais receitas.

Esses ingredientes reunidos nos pratos mineiros, são fruto da diversidade de povos que habitaram na região no período da exploração do ouro. E também dos portugueses, dos africanos e dos povos indígenas, que deixaram um pouco de legado utilizando esses ingredientes tão comuns em nosso estado em suas preparações.

Um pouco da história e dos pratos mais apreciados

Existem alguns pratos que só de falar, imediatamente remetem a culinária mineira. E não estamos falando apenas do nosso famoso pão de queijo, tão lembrado em todo país. Mas de pratos típicos como:

Leitão à pururuca: Que foi trazido para o Brasil pelos portugueses, e ganhou novas características em nossa região, com a junção de nossos temperos marcantes e a junção de acompanhamentos bem brasileiros como arroz, feijão tropeiro, farofa e a couve;

Feijão tropeiro: Por falar em feijão tropeiro, este é um tipo de prato que representa bem a culinária interiorana de Minas Gerais, e que também está presente em algumas regiões do interior de São Paulo e Goiás.
Herança dos tropeiros (daí surgiu o nome feijão tropeiro) que atuavam nas regiões, e que para se alimentar misturavam ingredientes que tinha a sua disposição nas viagens como feijão, farinha, torresmo, linguiça e temperos.

Tutu de feijão: O tutu de feijão, tem origem africana e é composto basicamente de feijão cozido, engrossado com farinha e carnes como calabresa e bacon, é um prato bastante consumido em nossa região;

Frango com quiabo: Outro prato bastante típico no estado de Minas Gerais, é o frango com quiabo. De acordo com historiadores, o prato foi produzido em meados do século XIX com ingredientes fáceis de se encontrar no estado, pois havia muita dificuldade em se trazer alimentos de outras regiões para o estado. Ao longo dos anos, o prato foi ganhando novas referências vindas de várias culturas como portugueses, africanos e indígenas.

Vaca atolada: A vaca atolada é um dos pratos que possui diversas explicações populares. Uma das histórias conta que quando os tropeiros começaram suas expedições na região levavam consigo uma carne imersa em um recipiente com gordura, para que pudesse ser conservada por mais tempo. E quando a chuva começava, e os animais ficavam atolados pela lama, era hora de parar e preparar sua refeição com carne e mandioca.

A dedicação e amor em cada um dos nossos pratos

Cada prato típico da culinária mineira é mesmo repleto de simplicidade e de histórias. Aqui em no restaurante Dona Conceição, trazemos em nossos pratos a tradição da verdadeira comida mineira feita com amor e sabor.

Somo reconhecidos por nossos clientes, pela qualidade da nossa culinária pois utilizamos ingredientes de qualidade e realçamos o sabor real dos alimentos.

Acesse nossa site e conheça mais sobre a nossa história. E não deixe de acompanhar outros assuntos relevantes aqui em nosso blog.

Assine nossa newsletter & receba as novidades no seu email.

Não enviamos spam. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Dona Conceição

O melhor
da Cozinha
Mineira