A couve é um daqueles ingredientes indispensáveis seja na preparação do caldo verde, no feijão tropeiro. Ou como acompanhamento da feijoada ou nas refeições e até bebidas detox no dia a dia.

Mas você sabia que, além de deixar as preparações ainda mais saborosas, a couve é uma hortaliça poderosa e que faz muito bem a saúde?

No artigo de hoje, vamos mostrar quais as principais propriedades e os benefícios da couve para a saúde. E dicas de como começar a incluir a couve em suas refeições. Vamos lá?

Morbi vitae purus dictum, ultrices tellus in, gravida lectus.

Quais os principais componentes da couve?

A couve é um vegetal rico em diversas vitaminas e substâncias que previnem o aparecimento e reduzem alguns tipos de doenças. Como vitaminas do complexo B e C, fibras, substâncias antioxidantes, água, clorofila, potássio.

Quando incluídas na alimentação de forma regular, a couve pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Vamos falar de forma detalhada sobre quais são esses benefícios, no próximo tópico aqui do artigo.

Benefícios das folhas ao organismo

Entre os principais benefícios da couve no organismo estão:

  • Ajuda a regular o intestino, pois possui uma grande quantidade fibras que agem diretamente na flora intestinal;
  • Previne o envelhecimento precoce, por ter substâncias antioxidantes;
  • Permite controlar a pressão sanguínea, em função do potássio que possui em sua composição;
  • Contribui para a melhora no sistema imunológico, pois possui vitaminas do complexo B e C;
  • É um agente importante na prevenção do câncer, em função da clorofila, glucosinolatos, polifenóis e vitaminas essenciais no combate a doença. Para pessoas com alto índice de colesterol, a couve ajuda a reduzir o mau colesterol presente no organismo por ser rico em fibras e fitoesteróis.

 

Além desses benefícios, a couve também contribui diretamente para quem tem problemas no fígado, pessoas com anemia e é altamente recomendada para gestantes.

Como incluir a couve nas refeições

Apesar de tantos benefícios, muitas pessoas ainda tem uma certa dificuldade de incluir a couve em suas refeições. Seja pela coloração, ou apenas por ser um vegetal.

Se você também tem este mesmo desafio ou não sabe como incluir mais frequentemente a couve em suas refeições, saiba que existem diferentes pratos e até bebidas que podem ter como ingrediente a couve. Veja alguns exemplos!

A feijoada – É um prato amplamente apreciado, e pode ser preparado de diferentes formas. A couve costuma ser um dos acompanhamentos principais da feijoada e dá um toque ainda mais especial a preparação.

Feijão tropeiro– Uma das comidas mais típicas do interior, o feijão tropeiro utiliza em sua composição a couve, além do próprio feijão, farinha e das carnes.

Caldo verde – Ideal para os dias mais frios, o caldo verde é um prato delicioso e que ajuda aquecer. Composto por batatas cozidas, couve e carnes defumadas, vale muito a pena consumir.

Couve à mineira – Uma bela couve refogada, é um pra indispensável na boa culinária mineira. E combina não apenas com pratos típicos do nosso estado. Mas com outras combinações simples do dia a dia, como o arroz e feijão, por exemplo.

Sucos detox – Para quem quer emagrecer, e cuidar da saúde os sucos detox compostos por couve são uma excelente opção e podem ser preparados facilmente, para tomar em jejum ou no café da manhã.

Sabores que deixam a refeição ainda mais completa!

Em nosso restaurante Dona Conceição, os alimentos são preparados de forma simples e deliciosa, para que você possa sentir todo aroma e sabor da verdadeira comida mineira.

Aqui em nosso site, você pode acompanhar algumas das receitas que estão presentes em nossos restaurantes e encontrar as unidades mais próximas de você.

Assine nossa newsletter & receba as novidades no seu email.

Não enviamos spam. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Dona Conceição

O melhor
da Cozinha
Mineira